segunda-feira, 15 de maio de 2006

Antes das Fotos a História

Toyota Land Cruiser BJ:Os alicerces para um grande futuro!

Quando o precursor do Toyota Land Cruiser surgiu inicialmente em 1951, ninguém poderia imaginar que se estava a testemunhar o começo da tradição que perduraria por mais de meio século.Em Julho desse ano, o piloto de testes Ichiro Taira terminou o seu ensaio do Toyota BJ com um gesto floreado. Inspirado pelo Samurai Heikuro Magaki que escalou os socalcos do Monte Atago a cavalo em 1634, Taira subiu com o seu BJ os degraus do templo Fudo na cidade de Okasaki. Esta façanha notável demonstrou convincentemente o valor do novo veículo.

No mês seguinte, o Jeep BJ Toyota foi um dos 26 veículos Toyota revelados numa mostra pública em frente da Estação de Caminhos de Ferro de Tóquio. O BJ foi, no mínimo, considerado como algo de invulgar — possuia um robusto motor de camião de 3 toneladas montado num chassis proveniente de um pequeno automóvel ligeiro de passageiros/veículo de transporte.Na realidade, eram esses os únicos materiais que a Toyota dispunha.
Mas a combinação foi funcional. A suspensão mais macia de um veículo de menores dimensões e as características similares às de um automóvel reduziram o cansaço do condutor e garantiram um andamento confortável. Com uma carroçaria de dimensões amplas, utilizada para transporte de materiais e impulsionada por um motor com potência de sobra, o BJ conseguiu satisfazer múltiplas necessidades no mercado para um veículo compacto 4x4.Seguidamente, a história deu uma reviravolta surpreendente. O que poderia ter sido um entrave debilitante foi, em vez disso, o catalisador para avanços imprevistos. As Forças de Defesa Policiais, para as quais o veículo foi inicialmente concebido, decidiram-se contra a compra do BJ. Isto estimulou o desenvolvimento de uma estratégia de exportação, que concedeu aos engenheiros Toyota uma maior liberdade no design e remodelação.Com a sua enorme cilindrada, distância entre eixos mais longa, maior carroçaria, e suspensão mais macia, o BJ estava bem preparado para o despontar de uma nova era dos 4x4. Na altura em que a produção em grande escala começou em 1953, o Jeep BJ Toyota contemplava confiantemente o seu futuro -- os mercados ultramarinos.De facto, um concorrente inglês — o Land Rover — incitou Hanji Umehara, na altura Administrador da Toyota, a dar novo nome ao BJ. Ele precisava de um nome não menos pomposo, e assim nasceu o Land Cruiser.
(continua)
In Toyota.pt

5 comentários:

Humor Negro disse...

Afinal, já acabaste o teu puzzle motorizado ou não? Vamos lá a saber fachavôr.

Periférico disse...

O teu jeep já está pronto ou ainda à espera de amortecedores?;-)

Um abraço

noasfalto disse...

Espero amortecedores. Ou melhor espero ganhar € para a suspensão toda! E não queiram saber o orçamento pq eu qd soube quase tinha um desmaio involuntário seguido de apoplexia.

CS disse...

E quando estiver terminado vai ficar a cores. Né?

Sukie disse...

:)