terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Circuito NGPS - ETAPA 1 - Rota do Românico

O dia começou bem cedo. Como tinhamos que estar às 7h30 em Paço de Sousa às 6h00 estávamos prontos para arrancar.


Tudo a posto e siga para o destino, com o Rui a pensar como é que se estava a meter numa coisa destas com gripe...

Lá chegados fomos levantar os dorsais e estacionar o carro junto às escola EB 2/3 de Paço de Sousa. A primeira gentileza do dia foi a oferta do cafézinho!







Depois disto fomos para a meta: Mosteiro do Salvador de Paço de Sousa. Lá foram entregues os "passaportes" para carimbar nos pontos selecionados pela organização.





Deu-se a partida em direcção ao primeiro carimbo: Memorial da Ermida (Km 1.8)

Como ainda estava tudo fresquinho e agrupado houve, naturalmente, um pequeno compasso de espera. Nada de especial.




Passada a ermida seguimos em direcção a Penafiel (Km 11), largo da Ajuda.



Aqui o Rui já dava sinais de que afinal a gripe era mais forte a pedalar e estava a ganhar a luta.


O Vasco e o Telmo


Passado o largo da Ajuda seguimos para o Sameiro (Penafiel. Km 11.8). Um templo muito engraçado que lembra o Sameiro de Braga. Daí o nome, certamente.






Depois das fotos da praxe e de disfrutar as vistas seguimos até à Anta de Penafiel (Km15). Aqui não tirámos fotos. Avançámos para a Serra da Brenha (Km 18.3-540mts) e aos 22 Km fizémos a 1ª paragem. O Rui estava a sentir-se pior e no primeiro café decidimos que ele só ia fazer o percurso dos 55Km. Após estarmos convencidos que ele ficava bem trocámos de GPS e avançámos eu o Telmo e o
Vasco. O Rui iria ao ritmo possível...   


E aos 23.80Km lá chegámos ao alto do Talegre/Marco de Luzim (550mts)











Para nossa surpresa voltámos a encontrar o Rui quando descemos do Talegre!!! E amigos, que descidas fantásticas a organização tinha escolhido. O ritmo foi bom e depressa atingimos a Igreja de S. Pedro de Abragão (Km 30.5), o local do 2º carimbo. Toca a abastecer água (estava a começar a aqueçer a temperatura). 

O Rui, a custo, lá foi por nós convencido a ficar neste local e a aproveitar a boleia da organização para os banhos. Até porque ia começar a subir e ele não estava nada em condições de pedalar.

E nós lá começamos a subir até aos Km 36.00. Aqui, devido a um mal entendido com uns colegas, falhámos o carimbo na Igreja de S. Gens de Boelhe. Por 50mts...enfim. Era aqui se se separavam os participantes dos 50 e dos 80.

Aos 38.00 encontrámos uma simpática capela




Continuamos a descer até à praia fluvial de Boelhe (Km38.4) e, após um bocado a pedalar pelas margens do Tâmega o GPS dizia que nos eperava uma subida 4+. Nada a que não estajamos habituados. E assim, aos 41.60 Km lá começamos a subir até ao centro da Vila de Rio de Moinhos, onde paramos numa eplanada a comer qualquer coisa.

Após o repasto seguimos até S. Miguel de Entre os Rios, onde obtivémos o 3º carimbo (que era suposto ser o 4º, visto que falhámos o de S. Gens de Boelhe).





E toca a subir de novo...


Até à capela da Cividade (Km 49.7). Deste local a vista é magnífica. Vê-se a junção do Tâmega ao Douro, Entre-os-Rios. Muito bom.









Ao Km 52 a coisa ameaçava de novo. Iamos continuar a subir até à Serra da Boneca...e subimos e bem.

Aos 56.4 Km encontrámos a Igreja de S. Pedro







E, um pouco de subida depois, atingímos a Serra da Boneca-Posto de vigia. Aqui as paisagens compensam o esforço de todas as subidas.











E a saída da Serra da Boneca começou a descer, e bem, com um trilho cheio de xisto. Muito bom.

Estava prometido pela organização que após a Boneca viria o famoso trilho dos Moinhos de Cabroelo, o melhor do distrito do Porto.

Fomos avançando e o início do trilho já dava uma ideia do que nos esperava. Esta parte inicial desenvolve-se numas encostas com bastante pedra, onde as velocidades facilmente disparam. Muita adrenalina e uma paisagem fora de série.




E, num instantinho, entrámos no famoso trilho dos moinhos de Cabroelo (Km 63.3). E aqui...valha-me JC. Digno de ser apelidado como o melhor do distrito do Porto! Só tenho um ou dois registos fotográficos desta passagem porque não dava para tirar nenhuma fotografia. Parar ali no meio? Impossível. Este trilho tem de tudo...descidas alucinanates, drops perigosos, zonas rolantes com o trilho ladeado por árvores (parecem os do Rio Neiva), pontes, paus, tudo...mesmo fantástico.
Ficam com uma idéia.



A partir daqui as expectativas estavam muito altas. Mas a organização enganou-nos...depois de passar pelo centro da Aldeia preservada de Cabroelo e de completar o trilho, e onde, por volta do Km 72.00, estavam previstos 40min e descida, só encontrávamos subidas. E mais subidas. E o cansaço já se fazia notar e apareciam as primeiras caibrãs (paragem com o Telmo a sofrer uma caibrã violenta).

Até que no GPS lá apareceu o ponto onde faltavam 40 min. O tempo deve ter sido esse...mas de descidas não encontrávamos nada. A seguir a este ponto no GPS entrámos logo para uma subida :)

E lá continuamos até ao final, um bocado a custo.

No final estava o Rui à nossa espera (coitado...que seca deve ter apanhado) e os simpáticos elementos da Kunalama (responsáveis pela escolha deste belo passeio). Após uma troca de impressões fomos ao merecido banhinho, logo seguido de um jantar no café Corsário.

O conta voltinhas marcava mais de 90Km (por causa de alguns enganos que nos foram acontecendo na orientação). O acumulado, da última vez que o vi (após as primeiras subidas a seguir ao trilho de Cabroelo) já ia acima dos 2.300m, um bocadinho acima do que a organização tinha previsto.







A organização divulgou um vídeo do evento. Vejam aqui:


Sem comentários: