terça-feira, 26 de janeiro de 2010

SRP160 - Dicas

" Finalmente, uns dias de sol seguidos




Ainda com as fotografias dos últimos reconhecimentos por partilhar. venho transmitir informação que vai de encontro às questões colocadas pelo Nuno do Vez, e que também já nos chegaram várias vezes ao email, de resto, é provável que estas dicas, componham um artigo no site



Não sendo nenhuma base concreta para um plano de treino rigoroso que sirva de preparação ao SRP160, estes conhecimentos resultam da experiência própria de pedalar grandes distâncias, do que vemos nos dias das provas, e nas impressões que trocámos com os participantes nos anos anteriores.



Muitas horas no selim! este é o conselho base que qualquer pessoa que nos pergunta como treinar para os 160Km recebe. Para os mais rápidos e que treinam afincadamente, os 160Km significam entre 7 a 8 horas em cima do selim, portanto para a maioria das pessoas 160km significa mais, por isso recomendamos que uma vez por mês passem 8 a 10 horas em cima do selim, seja a um ritmo rápido ou mais lento, o importante mesmo é ter o corpo preparado para um esforço de tantas horas seguidas. Os melhores classificados foram unânimes em dizer que são muitas horas passadas em cima da bike e não estão habituados a isso.



Alimentação e Hidratação regular É a velha máxima: come antes de teres fome, bebe antes de teres sede. Aqui é especialmente válida para não pagar a factura mais tarde Os dados de localização das ZA's serão disponibilizados atempadamente, mas como já vem a ser habitual, a diferença de distância entre as duas ZA's da Serra de Serpa, é superior à das outras, e sendo um dos segmentos mais desgastantes e exigentes do percurso é fundamental que cuidem deste aspecto.



Antes que perguntem: Não fazemos isto por capricho nem por maldade, estamos numa zona muito rural onde nem sempre os acessos são os melhores, este ano com a agravante de algumas passagens de ribeira terem ficado destruídas por causa das chuvadas que caíram...





Andar acompanhado Está intimamente relacionado com o factor psicológico, e uma boa parte do desafio dos 160km está no factor psicológico. Vir com um amigo que tenha o mesmo andamento é uma excelente opção, encontrar alguém no percurso com o mesmo andamento é uma alternativa válida, andar sozinho é um desafio acrescido.

A extensão do percurso é enorme, a dispersão dos participantes, muita também, e existe uma forte probabilidade de o participante mais próximo estar 5Km de vós (seja à frente, ou atrás) ou mais, o que faz com que haja uma boa possibilidade de fazer muitos km's sozinho.

Embora o percurso seja bastante diversificado, e vá alternando as paisagens e os trilhos, não é distracção suficiente. Isto evidentemente não se aplica aos que gostam de isolamento na natureza, nesse caso poderão desfrutar em plenitude de largas horas para meditaçãoa sós, com os cheiros e barulhos de um Alentejo profundo e selvagem





Providenciar abastecimento próprio Sensivelmente a meio dos 160Km há uma ZA (prevista sensivelmente ao Km 90 este ano), para a qual existe a possibilidade de nós transportarmos um abastecimento próprio preparado atempadamente.

Esta altura é crucial, é o momento em que acabaram de fazer uma maratona, e preparam-se para começar outra, acreditem que muitas pessoas já está fartas das barras, dos geis e da bebida isotónica.

Embora procuremos diversificar os alimentos disponíveis nas ZA's para a malta não enjoar as mesmas coisas, as ZA's baseiam-se em açúcares de assimilação rápida (bolos), fruta (laranjas e bananas, ou vice versa, para os que não gosta desta música ), água, coca-cola (mais uma vez o açúcar com o bónus da cafeína) e provavelmente este ano, bebida isotónica da GoldNutrition, logo acaba por ser quase impossível que não fiquem igualmente fartos destes alimentos. Não podendo providenciar outros, damos esta possibilidade de prepararem um abastecimento vosso, com algum mais consistente que de certa forma constitua uma "pseudo-refeição" e que seja do vosso agrado, alguns exemplos: sandes de frango, massa com atum, sandes de carne assada... e por aí fora.

No ano passado houve até quem levasse um jersey suplente, uns manguitos e umas meias, porque as previsões eram de um tempo manhoso, felizmente acabaram por não ser necessárias, mas "homem prevenido vale por dois"



Naturalmente isto não se aplica a todos os participantes, há quem se aguente bem todo o percurso e não sinta esta necessidade, mas podemos assegurar que mal não faz nenhum, e que ajuda a encarar os restantes km's de outra forma e com outro conforto



Há um gestor dentro de cada um nós Vocês próprios são a pessoa que melhor conhecem no mundo. Sabem as vossas capacidades, os vossos limites, e em função disso devem fazer uma gestão conscienciosa dos recursos necessários para concluírem com sucesso os 168Km que distam Serpa, de... Serpa

Embora seja nossa preocupação desde a 1ª edição, percursos com uma estrutura em que as maiores dificuldades aparecem na primeira parte, e em que os segmentos de esforço mais intenso são intercalados com zonas mais rolantes para uma "recuperação", não fazemos milagres, é preciso uma preparação adequada, e uma definição muito concreta dos objectivos de cada um.

Aqui há um factor muito importante que devem ter em consideração: o risco!

As chuvadas deterioraram significativamente os trilhos, O SRP160 terá a maior distância, o maior desnível acumulado e o maior nível de dificuldade técnico, de todas as edições realizadas até então. É por isso muito importante não correr riscos desnecessários, um excesso de confiança, ou umas "medidas mal tiradas", podem por em risco a vossa segurança,integridade física e todo o objectivo de ser um Finisher do SRP160.



Ainda na gestão e planificação, um método muito eficiente que já nos levou a concluir percursos de grandes desníveis e longas distâncias nos Alpes Suiços, passa pela definição de objectivos parciais. Para quem tenha GPS esta tarefa é facilitada, mas com um conta km também dá

Basicamente partimos da análise do gráfico de altimetria, analisando onde existem as maiores dificuldades, e para onde (dependendo da capacidade de cada um) devemos reservar mais tempo, depois é definir horários limites para chegar a determinados pontos, e até mesmo quilometragens para se alimentarem. Com isto, no terreno terão noção se estão a seguir o planificado, ou se se estão a desviar (para mais ou para menos) e assim decidir os ajustes a fazer.



Haverá quem tenha outras fórm(ul)as de gerir, tão ou mais válidas que esta nossa sugestão, mas no fundo requerem todas uma análise e "processamento" daquilo que se vai enfrentar



Alimentação pré & pós SRP160 Um esforço prolongado de tantas horas requer uma alimentação rica em hidratos de carbono para criar reservas, vão perder muitas kilocalorias durante os 168km, e por isso na semana que antecede o evento podem carregar forte nos hidratos de carbono, com proteína à mistura, claro.

Não é fundamental, mas é uma opção muitíssimo válida, o recurso à suplementação. Temos a felicidade de contar com o apoio da GoldNutrition pelo terceiro ano consecutivo, infelizmente este ano parece não haver possibilidade de serem disponibilizadas barras e geis energéticos, mas em compensação será disponibilizado bebida isotónica e batidos de supreme gainers no fim, os quais recomendamos que aproveitem e tomem no fim do percurso!

Os supreme gainers são das coisas mais fantásticas para quem pratica desportos de endurance, muito desgastantes. Muito bons para criar reservas antes dos esforços, e para uma recuperação mais rápida e eficiente após esforços exaustivos.

Seja com recurso à suplementação ou não, nos dias que se seguem ao SRP160, voltem a alimentar-se bem, e a descansar, o vosso corpo agradece!



Se eu não gostar de mim, quem gostará? este mote de um anúncio, serve perfeitamente para as provas de endurance como é o caso desta ultramaratona SRP160, é preciso haver uma dose de loucura q.b. para embarcar em tamanho desafio, mas também é preciso uma boa dose de auto-perseverança. Isto no fundo, contempla aquilo tudo que foi dito anteriormente: preparação antecipada, análise e gestão do esforço, alimentação e descansos adequados, evitar riscos desnecessários, enfim, tudo questões do senso comum que compõem a "fórmula mágica" para ser bem sucedido. Não queremos assustar ninguém com o que aqui foi dito, não é um desafio apenas acessível a super-homens nem a atletas de alta competição, está ao alcance de muita gente, e até de muitas pessoas que não se imaginam a pedalar 160Km de BTT, porém como em tudo na vida requer algum trabalho





Em relação aos GPS, estabelecemos um protocolo com a Garmin, que dará a hipótese aos participantes do SRP160/80 adquirirem um KIT GPS Dakota 20 + Suporte p/ bicicleta por um preço promocional de 295€ ( PVP 349€ + 10€ , poupam 64€ ) já com cartografia topográfica, e a última versão do Europe City Navigator 2010.



Esta parceria surge da nossa vontade de ter tantos participantes quanto possível com GPS, quer por ser um método de marcação mais amigo do ambiente, quer por não estar sujeito a acções de vandalismo como as que ocorreram o ano passado, ou ainda porque andamos a tramar uns eventos diferentes para este ano que fazem recurso desta tecnologia.



Nos próximos 3, 4 anos também queremos que o SRP160 seja feito exclusivamente com recurso ao GPS, sem marcações físicas no terreno.



Esta informação ainda não foi colocada no site do evento porque os suportes se encontram esgotados e não faz sentido estar a vender GPS cuja utilização se destina às bicicletas sem os suportes.

Em todo o caso, os interessados podem fazer uma pré-reserva enviando um e-mail, prevenindo-se assim contra eventuais rupturas de stock que possam vir a haver.



Perdoem a extensão do post, mas a informação é extremamente importante, e o entusiasmo é muito



Em nome de toda a equipa de trabalho do SRP160 "

in, forumbtt.net

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