segunda-feira, 1 de março de 2010

Amigos da Montanha - Trilho dos Moinhos 2010

27 de Fevereiro de 2010

Pois é. Às 7h da manhã já se via como ia ser este passeio: chuva+chuva+chuva. E vento.

Por isso a vontade não era lá muita (e se não fosse o André e o Rui bem que ficava na cama).

Chegámos a Barcelos por volta das 08:30h e as bicicletas ficaram no carro, arrumadinhas. Era cedinho, para ir ao café e para ver como se portava o S. Pedro. No fim do café o tempo estava igual. Chuva e vento qb.

Por fim, depois de alguma brincadeira com o pessoal (pouco) que por lá andava aquela hora, decidimos que não estávamos lá só para ver os outros. Toca a preparar e aquecer!

A partida foi à hora prevista, exactamente às 10:00h. É que o pessoal (carca de 600 participantes segundo a organização) estava à chuva e não estava a gostar.

Os primeiros Kms foram de cortesia, mas em andamento rápido pelas estradas de Barcelos. Tudo a rolar rápido (para aquecer), deu logo para separar os que iam em ritmo de passeio e quem ia atrás do prejuízo (que não eram poucos diga-se).

Passado o rio Cávado e o IC14/A11, a primeira incursão no monte e os primeiros sinais do que nos esperava: lama, muita lama!!!! Mas era só o aquecimento... e já havia colegas com problema técnicos.

Havia que ir com muita atenção porque o terreno estava muito escorregadio, com muitas poças de água traiçoeiras, muita lama e pedra escorregadia. Não estava para muitas brincadeiras.

O percurso ia alternando entre as subidas e descidas, o monte e os centros das freguesias. Em todas as travessias de estradas estava pessoal da organização, que simplesmente impecáveis, aguentavam a chuva e o vento como nós.

Nestas variações, fomos então passando por Alvelos, Rebordões, Vilar de Figos, Paradela (onde estão os famosos moínhos de vento). Os comes e bebes apareceram então a cerca de metade do caminho, onde os participantes podiam comer fruta e matar a sede. Embora para alguns não havia fome nem sede!!!! O abastecimento poderia ser um bocadinho melhor; eu pessoalmente, que apenas levava água, senti falta de umas barritas ou bolos. Comilão. 

Continuando, fizemos a 1ª aproximação ao rio Cávado, na zona de Quintiães, Vila-Chã. Não sei se consequência do terreno pesado e dos Kms percorridos, acho que a 2ª parte do percurso foi mais durinho.

Os constantes sobes e desces junto ao rio, o terreno bastante perigoso, e o meu desviador da frente contribuiram para esta impressão.

Passamos por sítios que eu imagino lindissímos num dia de verão. Naquele dia nem dava para ver...se uma pessoa desviava os olhos do caminho era um malho certo.

O percurso seguia por Aldeia de Baixo e em Medros saímos para o asfalto. Os últimos Kms foram feitos quase na totalidade em estrada (onde os automobilistas continuam estúpidos), em direcção a Barcelinhos e, finalmente Barcelos. 

A meta estva situada no pavilhão do hóquei, tal como a lavagem das bicicletas, os banhos e o almoço.

Tudo bem organizado, nada a reclamar.

Como é hábito os Amigos da Montanha deram a todos os participantes umas prendinhas: Um impermeável simpático, umas meias e o típico e engraçado Galo de Barcelos.

Para o ano há mais moinhos!!!!!

Fica aqui a altimetria.






1 comentário:

Geraldo Brito (Dado) disse...

Bela aventura!
Saudações!