quinta-feira, 29 de junho de 2006

Andamos a pagar impostos para quê???



Por baixo da simpática ponte metálica de Viana do Castelo existe, ou melhor, foi construída uma rotunda (não vão lá muitos anos). Chamo-lhe eu a rotunda do náutico (quem é de cá de cima sabe o porquê.).

Acontece que esta rotunda, muito suis generis na forma, foi projectada e construída, ao que se sabe, pelo departamento camarário responsável pelo trânsito. Tudo muito bem; nada melhor que contar com experts e conhecedores de um problema para o eliminar - daí pega-se numa zona conturbada do trânsito (chamam-lhe "pontos de conflito") e bota uma rotunda. Provado está que as rotundas são os elementos que melhor resolvem os conflitos nos entrecruzamentos automóveis e pedonais.

Mas em Viana, dada a raça dos vianenses e congéneres (eu não sou de Viana!), qualquer solução que provoque mudanças de rotina é um 31. Daí à rotunda ser, na mesma, ponto de conflitos [apesar do excelente projecto (lol) - inveja de qualquer projectista que não se preze ] foi um instantinho.

Mas entre apitos, amolgadelas de chapa e coisa e tal, o povo lá ia circulando.

Entretanto fui constatando que certos dias da semana (pois passo por ela todos os dias) o trânsito está mais complicado. Filas, apitos, apertos, entre outros. Impaciência em dias estranhamente anómalos. Despistado como sou nem ligava.

Até que começei a reparar que estes inícios atribulados dos dias de trabalho coincidiam com a presença da PSP na rotunda, que, espantem-se, se põe a regular o trânsito!! Inacreditável! Regular o trânsito numa rotunda! Agora param estes, ora seguem aqueles, agora vais tú - espera não era tú era o que estava ao teu lado ò imbecil!...

Se é para isso que a PSP serve, juntamente com as rotundas, eu pergunto:

PARA QUE CARALH"#$ PAGAMOS IMPOSTO???